Isenção de IPTU para igrejas e templos religiosos

Post Criativo Sobre Imposto De Renda Para Advogados E Contadores - Contabilidade em Barueri - SP | Lobato Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Isenção de IPTU para igrejas e templos religiosos

Você sabia que as igrejas e demais templos religiosos podem ser isentas do pagamento de IPTU?

Quer saber mais? Continue lendo este artigo.

 

 

O que é IPTU

A sigla IPTU refere-se ao Imposto Predial Territorial e Urbano. Este é um imposto de caráter municipal, ou seja, é destinado aos cofres públicos das prefeituras de cada município.

Como o próprio nome diz, é um imposto aplicado a quem possui um imóvel, seja casa, apartamento, terreno, prédio comercial ou outros tipos de propriedades em regiões urbanizadas.

O valor arrecadado relativo ao IPTU é revertido em custear as despesas relativas ao município como saúde, educação e custos gerais.

O responsável pelo pagamento é o proprietário ou locatário do imóvel, que pode ser tanto uma pessoa física ou jurídica e o valor varia de acordo com as regras de cada município, pois cada um pode definir sua própria alíquota, assim como as regras de pagamento, percentuais de desconto e formas de parcelamento.

 

 

Imunidade Tributária para igrejas

A Constituição Federal garante imunidade tributária aos templos de qualquer culto. Isso quer dizer que as instituições religiosas estão isentas do pagamento de impostos relacionados ao seu patrimônio, a sua renda e aos seus serviços.

Um dos motivos para a imunidade tributária é a proteção da liberdade religiosa, uma vez que a isenção de impostos é igual para qualquer entidade, independente da religião.

 

 

Isenção do IPTU 

Tendo em vista isenção do pagamento de impostos, as igrejas estão isentas inclusive do pagamento de IPTU. Mas o que muita gente não sabe é que esta isenção abrange até mesmo templos alugados.

Ou seja, proprietários de imóveis que sejam alugados para templos religiosos estão também isentos do pagamento deste imposto.

O que muda em relação aos demais impostos é que neste caso a isenção não é automática, é necessário solicitar a prefeitura do município anualmente que o imposto não seja cobrado.

O procedimento para solicitação da isenção varia de acordo com cada prefeitura, onde são apresentadas uma série de documentos e  então a prefeitura suspende a cobrança.

 

Se você é proprietário ou locatário de um imóvel onde resida uma igreja ou templo religioso de qualquer natureza e deseja obter a isenção do IPTU, clique aqui e fale com um de nossos especialistas no assunto.

 

 

Classifique nosso post

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Como Registrar Minha Marca - Contabilidade em Barueri - SP | Lobato Contabilidade

Como registrar minha marca?

Como registrar minha marca?   Você já pensou em registrar sua marca? Ou melhor, já parou pra imaginar um cenário onde depois de anos trabalhando

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Como registrar minha marca?   Você já pensou em registrar…
Cresta Posts Box by CP