Ícone do site Contabilidade em Barueri – SP | Lobato Contabilidade

O que é DRE?

Post Para Redes Sociais Contabilidade Mei (1) - Contabilidade em Barueri - SP | Lobato Contabilidade

Talvez você já tenha ouvido essa sigla e se perguntou o que ela tem a ver com a sua empresa. Mas afinal, o que ela significa? Como obter esse documento e para que serve? Quer entender um pouco mais? Continue lendo este artigo.

 

O que é ?

DRE é a sigla utilizada para denominar a Demonstração do Resultado do Exercício, que é o relatório contábil que determina se uma empresa está obtendo lucro ou prejuízo em um determinado período.

Este é um documento de emissão obrigatória para todas as empresas, exceto o MEI e deve ser elaborada por um contador devidamente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade. Ele é elaborado juntamente com o Balanço Patrimonial ao final de cada exercício ou ano calendário, que é compreendido entre janeiro e dezembro. Entretanto, nada impede que a empresa o faça em um período de tempo diferente para analisar suas operações.

 

Para que serve a DRE?

Além de ser uma obrigação legal, o DRE permite aos empresários visualizarem a situação financeira da empresa, uma vez que confronta as receitas e as despesas, sendo possível visualizar os ganhos líquidos reais da sua empresa. Por isso é tão importante a análise correta do documento para entender a realidade do seu negócio, te auxiliando na tomada de decisões e podendo assim aumentar o lucro da sua empresa.

O governo utiliza os dados do DRE para checar se os impostos foram calculados de forma correta e também para confrontar com as informações declaradas na declaração de IRPF dos sócios.

Além disso, este documento poderá ser essencial caso você precise de algum empréstimo ou financiamento, já que alguns bancos e agentes financeiros costumam utilizar o DRE no momento da análise para concessão do crédito.

 

Quais informações devem constar no DRE?

De acordo com a Lei nº 11.638/07 o DRE deve seguir uma estrutura, trazendo as informações detalhadas da seguinte forma:

1 – A receita bruta das vendas e serviços prestados;

2 – A receita líquida das vendas e serviços;

3 – As despesas;

4 – O lucro ou prejuízo operacional;

5 – O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para esse imposto;

6 – Os valores relacionados às debêntures, aos funcionários, administradores e outros beneficiários;

7 – O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Desta forma, vários cálculos devem ser realizados até chegar nos valores a serem informados na DRE, por isso a necessidade de ser efetuado por contador habilitado junto ao conselho.

 

Você precisa de ajuda para entender o seu DRE ou de contador para fazê-lo? Clique aqui e saiba como podemos ajudá-lo.

 

Classifique nosso post
Sair da versão mobile