Ícone do site Contabilidade em Barueri – SP | Lobato Contabilidade

Isenção de IPTU para igrejas e templos religiosos

Post Criativo Sobre Imposto De Renda Para Advogados E Contadores - Contabilidade em Barueri - SP | Lobato Contabilidade

Isenção de IPTU para igrejas e templos religiosos

Você sabia que as igrejas e demais templos religiosos podem ser isentas do pagamento de IPTU?

Quer saber mais? Continue lendo este artigo.

 

 

O que é IPTU

A sigla IPTU refere-se ao Imposto Predial Territorial e Urbano. Este é um imposto de caráter municipal, ou seja, é destinado aos cofres públicos das prefeituras de cada município.

Como o próprio nome diz, é um imposto aplicado a quem possui um imóvel, seja casa, apartamento, terreno, prédio comercial ou outros tipos de propriedades em regiões urbanizadas.

O valor arrecadado relativo ao IPTU é revertido em custear as despesas relativas ao município como saúde, educação e custos gerais.

O responsável pelo pagamento é o proprietário ou locatário do imóvel, que pode ser tanto uma pessoa física ou jurídica e o valor varia de acordo com as regras de cada município, pois cada um pode definir sua própria alíquota, assim como as regras de pagamento, percentuais de desconto e formas de parcelamento.

 

 

Imunidade Tributária para igrejas

A Constituição Federal garante imunidade tributária aos templos de qualquer culto. Isso quer dizer que as instituições religiosas estão isentas do pagamento de impostos relacionados ao seu patrimônio, a sua renda e aos seus serviços.

Um dos motivos para a imunidade tributária é a proteção da liberdade religiosa, uma vez que a isenção de impostos é igual para qualquer entidade, independente da religião.

 

 

Isenção do IPTU 

Tendo em vista isenção do pagamento de impostos, as igrejas estão isentas inclusive do pagamento de IPTU. Mas o que muita gente não sabe é que esta isenção abrange até mesmo templos alugados.

Ou seja, proprietários de imóveis que sejam alugados para templos religiosos estão também isentos do pagamento deste imposto.

O que muda em relação aos demais impostos é que neste caso a isenção não é automática, é necessário solicitar a prefeitura do município anualmente que o imposto não seja cobrado.

O procedimento para solicitação da isenção varia de acordo com cada prefeitura, onde são apresentadas uma série de documentos e  então a prefeitura suspende a cobrança.

 

Se você é proprietário ou locatário de um imóvel onde resida uma igreja ou templo religioso de qualquer natureza e deseja obter a isenção do IPTU, clique aqui e fale com um de nossos especialistas no assunto.

 

 

Classifique nosso post
Sair da versão mobile