Ícone do site Contabilidade em Barueri – SP | Lobato Contabilidade

Toda empresa precisa de contador?

Post Do Instagram Quando Contratar Um Advogado Moderno Azul (post Para Instagram (quadrado)) (4) - Contabilidade em Barueri - SP | Lobato Contabilidade

Por que ter um contador?

 

Todos os dias em nosso escritório atendemos diversos empresários que nos procuram para regularizar a situação de suas empresas.

Muitos deles estão com problemas em seu cadastro de CNPJ como suspensão ou inaptidão pela falta de entrega de declarações ou apuração e pagamento de seus impostos de forma incorreta.

E o que a maioria deles tem em comum é que não possuem um contador especializado o acompanhando em suas operações.

Mas aí surge uma dúvida muito comum entre os empreendedores: toda empresa precisa de um contador?

Se você também tem essa dúvida, continue lendo este artigo e entenda tudo.

 

O que a lei diz?

De acordo com o artigo 1.179 da Lei 10.406/2002 do novo Código Civil, “o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.

O profissional que está habilitado a prestar tais obrigações é o contador, devidamente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade. Ou seja, somente o contador poderá cumprir com as exigências citadas, como análise e assinatura do balanço patrimonial, escrituração e emissão dos livros fiscais e outras tantas exigências impostas pela legislação.

 

Qual a função de um contador?

Dependendo do porte da sua empresa, você poderá optar entre contratar um contador interno exclusivo ou contratar um escritório de contabilidade terceirizado.

Mas seja ele interno ou terceirizado, quais são as atribuições do contador?

Primeiramente na abertura da empresa, o contador exerce um papel muito importante, pois conhece os trâmites e processos, bem como formulários a serem preenchidos junto aos órgãos como Receita Federal, Junta Comercial, prefeitura e até mesmo conselhos de classe em que sua empresa precisa se cadastrar.

Além disso, o contador saberá o regime tributário em que cada empresa deve se enquadrar, irá lhe orientar quanto ao CNAE correto para cada atividade, além de poder orientar o empreendedor nos tipos de problemas que o mesmo poderá enfrentar, auxiliando-o na tomada de decisões.

Depois de constituída a empresa, é necessário como já citado acima que a empresa cumpra uma série de obrigações legais como elaboração do balanço patrimonial, apuração de impostos e envio de diversas declarações e demais obrigações acessórias.

Todos esses pontos devem ser tratados juntamente com um contador especializado, que detém o conhecimento específico para desenvolver tais assuntos.

Além disso, contar com a ajuda de um contador lhe dará mais tempo para cuidar do seu negócio e desenvolver o seu produto e a sua marca, ou seja, cuidar daqueles assuntos que só você saberá.

 

Quais os riscos de não contratar um contador?

Você já viu como é de extrema importância ter um contador acompanhando sua empresa. Mas o que irá me acontecer se eu optar em não contratar um?

Não contratar um contador poderá lhe acarretar em diversas implicações como lentidão da abertura do seu CNPJ, enquadramento da sua empresa em regime tributário inadequado, apuração e pagamento de impostos de forma incorreta e diversos problemas com o fisco.

Agora que você entendeu a importância de contar com um contador, clique para falar com um.

Classifique nosso post
Sair da versão mobile