Como abrir uma empresa de Representação Comercial em 2024
Abrir uma empresa, seja de qualquer atividade, é um marco importante na vida de todo profissional.
Além de todos os desafios que envolvem a missão empreendedora, existe uma série de procedimentos burocráticos que fazem parte do processo de abertura do seu CNPJ.
Entender esses processos e contar com a ajuda de um profissional experiente no assunto, pode te ajudar a não expor o seu negócio a riscos desnecessários, garantindo assim, maior chance de sucesso e crescimento para sua empresa.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender todas as etapas para abrir seu CNPJ de representação comercial de uma forma segura e com a possibilidade de pagar menos impostos.
É obrigatório um CNPJ para atuar como representante comercial?
Para atuar como representante comercial não é obrigatório que você tenha um CNPJ.
Muitos, inclusive, atuam como pessoa física, na modalidade de trabalhador autônomo. Porém, em muitos casos, torna-se muito mais vantajoso abrir um CNPJ e atuar como pessoa jurídica.
Uma das vantagens é que como pessoa física, a tributação para o imposto de renda pode chegar até 27,5% dependendo da renda, além do INSS que é 20% sobre o valor faturado. Neste sentido, abrir um CNPJ de representação comercial pode representar uma redução significativa de custos na execução do seu negócio.
Além disso, algumas empresas costumam contratar apenas representantes comerciais que possuam CNPJ.
PJ ou autônomo? O que compensa mais para um representante comercial
Como já dissemos, a redução na carga tributária como pessoa jurídica é significativa.
Mas existem também outros benefícios, como:
- Possibilidade de obtenção de empréstimos com taxas menores de juros;
- Maior segurança jurídica nos contratos;
- Aumento da credibilidade junto aos clientes;
- Permissão para emissão de notas fiscais;
- Proteção patrimonial, separando os bens da pessoa física e jurídica;
- Possibilidade de contratação de funcionários.
Quais os tipos jurídicos para empresa de representação comercial?
A natureza jurídica da sua empresa é uma das primeiras decisões que deverá tomar para abrir o seu CNPJ. Ela representa o conjunto de normas e exigências que os sócios deverão seguir.
Existem três principais tipos jurídicos mais utilizados por empresas de representação comercial: Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) e Sociedade Limitada (LTDA).
Empresário Individual (EI): Esta modalidade é indicada para representantes comerciais que não tem sócios. Entretanto, não existe separação entre o patrimônio do sócio e da empresa.
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): Também é indicado para quem não tem sócios, porém o patrimônio pessoal é protegido, uma vez que existe separação entre o patrimônio do empresário e da empresa.
Sociedade Limitada (LTDA): Neste modelo existe separação entre o patrimônio do empresário e da empresa, assim como na SLU, já que segue as mesmas regras, porém nesta modalidade é permitida a participação de múltiplos sócios.
O representante comercial pode ser MEI?
Ainda que o MEI seja também um tipo jurídico e que não requer sócios, a atividade de representação comercial exige registro no Core (Conselho Regional dos Representantes Comerciais) e de acordo com a tabela de atividades permitidas no MEI, não podem ser enquadrados neste regime atividades que demandem registro em conselhos de classe.
Procedimentos para abertura de empresa de representação comercial
- Elabore o contrato social
- Faça o registro na Junta Comercial
- Emita o CNPJ
- Faça o cadastro da inscrição municipal
- Cadastre a empresa junto ao Core do seu estado
Em tese, abrir uma empresa de representação comercial exige os mesmos procedimentos de qualquer segmento.
Aqui, elaboramos o passo a passo detalhado para abertura de empresa para você ficar por dentro de todos detalhes.
Quanto custa abrir uma empresa de representação comercial
Os custos para abertura de uma empresa de representação comercial podem variar de acordo com a região em que ela será localizada.
Tendo como base o município de Barueri, no estado de SP você terá custos com: taxa de abertura JUCESP, honorários contábeis, registro no core, taxas de prefeitura, o que somados podem chegar ao valor médio de R$1.600,00.
Empresa de representação comercial precisa de contador?
Como você já deve ter percebido, abrir uma empresa de representação comercial envolve diversos procedimentos técnicos e burocráticos, o que pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça para quem é leigo no assunto.
Além disso, uma empresa de representação comercial possui diversas obrigações a serem cumpridas com os órgãos, que exigem o conhecimento e a técnica de um contador.
Por isso, é tão importante contratar uma empresa especializada no assunto.
Se você está pensando em abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar, clique aqui e fale com um de nossos especialistas gratuitamente.